segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Comercial do cigarro Hollywood dos anos 80

Anunciante:Cigarro Hollywood 
Ano: 1990
Diretor de Arte: Fred Queiroga
Redator: Ricardo Miguel
Mídia:João Arraes



     No ano 2000, apenas algumas semanas antes da proibição da publicidade de cigarro na mídia, foi ao ar um dos mais caros e ousados comerciais de cigarro da história da TV brasileira. Criada pela agência Ogilvy, a produção da peça ficou a cargo da prestigiada Conspiração Filmes - responsável pela série Mandrake e por filmes como 2 Filhos de Francisco, Casa de Areia e Surf Adventures, além de centenas de comerciais.

O filme publicitário teve ainda direção das cineastas Daniela Thomas (Linha de Passe, O Primeiro Dia, Terra Estrangeira) e Carolina Jabor (O Mistério do Samba). A peça da Ogilvy tinha tudo para fechar com chave de ouro a longa história dos comerciais de cigarros na televisão... tinha.

Uma decisão da 4ª Vara Cível de Brasília não apenas tirou a propaganda do ar como condenou a Souza Cruz, detentora da marca Free, a pagar uma multa de R$ 14 milhões. Tudo por causa da inserção de dois frames com imagens de pessoas fumando, com menos de 0,3 segundo cada, o que foi considerado "propaganda subliminar". Também pesou na decisão o fato de o texto da propaganda induzir a um consumo irresponsável - "certo ou errado" seria uma menção ao hábito de fumar e "arranhão" seriam os possíveis malefícios do cigarro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário